quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Salgueiro é o caldeirão!
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.
Salgueiro:
Última vitória do Salgueiro veio somente em 1993, com um desfile arrebatador, empolgante e inesquecível. As arquibancadas, uníssonas, cantaram o samba que, até hoje, é entoado em quadras, festas e rodas de samba de todo o país.
Em 2006, a escola tentou manter seu espírito inovador levando para a Sapucaí o mundo invisível da ciência com o enredo "Microcosmos: o que os olhos não vêem, o coração sente", dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lávia. Foi a primeira vez em que a escola apostou nesta temática, mas o resultado não foi nada satisfatório: amargou o 11º lugar, a pior posição de sua história
Em 2007:
Majestosa África
Berço dos meus ancestrais
Reflete no espelho da vida
A saga das negras e seus ideais
Mães feiticeiras, donas do destino..
.Senhoras do ventre do mundo
Raiz da criação
Do mito a história
Encanto e beleza
Seduzindo a realeza
Candaces mulheres, guerreiras.
Na luta... Justiça e liberdade
Rainhas soberanas
Florescendo pra eternidade
Novo mundo, novos tempos.
O suor da escravidão
A bravura persistiu
Aportaram em nosso chão
Na Bahia... AlforriaNas feiras tradição
Mães de santo, mães do samba!
Pedem proteção e nesse canto de fé
Salgueiro traz o axé
E faz a louvação
Odoyá Iemanjá;
Saluba Nanã!
Eparrei Oyá;Orayê Yê o,
Oxum!Oba Xi Obá.
Em 2008: Vice. (?)
Em 2009:
Salgueiro pisou na Marquês de Sapucaí na madrugada deste domingo (10), saudada pelos gritos de “É campeã” no setor 1, que é considerado o “termômetro” da Avenida. A atual vice-campeã do carnaval carioca comemorou nesta noite a colocação com gostinho de vitória. Afinal, esta é a melhor colocação conquistada pela escola nos últimos 14 anos.
Antes de começar o desfile, o intérprete Quinho esquentou as arquibancadas lembrando ao público o último campeonato do Salgueiro, conquistado em 1993. Foi com o enredo “Peguei o Ita no Norte”, marcado pelo memorável refrão “Explode coração / Na maior felicidade / É lindo o meu Salgueiro / Contagiando e sacudindo esta cidade”.
“Era inadmissível a Beija-Flor, que fez um desfile impecável, não ganhar o campeonato este ano, mas o Salgueiro fez um grande desfile. Desta vez, os jurados entenderam que se trata de uma escola genuinamente carioca”, disse Quinho, que confirma sua presença como voz oficial da escola em 2009.
“O Salgueiro é a minha casa e a minha paixão. Enquanto a nação vermelha-e-branca quiser, eu serei Salgueiro”, confirmou o intérprete da escola.
Parabéns, Salgueiro!
Tambor!
'O som do meu tambor ecoa... ecoa pelo ar
E faz meu coração com emoção... pulsar!
Invade a alma... alucina
É vida, força e vibração!
Vai meu Salgueiro... Salgueiro
Esquenta o couro da paixão
Ressoou da natureza... primitiva comunicação!
Da África... dos nossos ancestrais
Dos deuses... nos toques rituais
Nas civilizações... cultura
Arte, mito, crença e cura
Tem batuque... tem magia... tem axé!
O poder que contagia... quem tem fé!
Na ginga do corpo... emana alegria
Desperta toda energia!
No folclore a herança
No canto, na dança...
É festa... é popular!
Seu ritmo encanta, envolve, levanta...
E o povo quer dançar!
É de lata, é da comunidade
Batidas que fascinam
Esperança... social, transforma... ensina!
Ao mundo deu um toque especial
É show... é samba... é carnaval!
Vem no tambor da academia
Que a furiosa bateria... vai te arrepiar!
Repique, tamborim, surdo, caixa e pandeiro
Salve os mestres do Salgueiro'
Y. Monteiro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
seu blog é assim, um blog propaganda do salgueiro! xD
HAIOEHAOIHEOAHEOAIHOAIHE
te amo
Nada pessoal- imagino que esse dizer ficou tão clichê por ser tão verdade- mas o carnaval acaba com o Brasil acaba com os brasileiros, com a economia, com a politica, com o mercado externo, com a moral. É uma festa despropositada, qeu atola o pais em mais e mais dividas. Estados que nem tem carnaval se veem obrigados a pagarem com dinheiro publico que deveria ser utilizado em investimentos locais, pagam, fantasias de pessoas que não colaboram e nem pretendem e muitas vezes nem sabem da onde o dinheiro surgi. O carnaval deveria ser abolido no Brasil e não so no Brasil no mundo inteiro, desde quando o ano so começa depois do carnaval? Então quer dizer que não vivemos entre o ano novo e o carnaval? Sera que estamos apenas vegetando. Me causa furor ver a ignorancia das pessoas quanto a esse festa hipocrita.
Da mesma forma que eu enche seu outro post de palavras sobre seu blog, coloco aqui sem nenhum medo da vexatoria, meu ponto de vista. Politica? não gosto e tenho orgulho de me considerar ignorante a isso. Mas fechar os olhos pra toda essa bauburdia que acontece em fevereiro? Isso não dá, isso não me desce a guela.
Postar um comentário